Rating: 2.6/5 (507 votos)


ONLINE
22






 

 

 


P & R - Porque a Biblia é a Palavra de Deus?
P & R - Porque a Biblia é a Palavra de Deus?

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."  2 Tm 3:16-17

Uma das questões mais fundamentais para a fé cristã é se a Bíblia pode ser realmente considerada a Palavra de Deus. A Bíblia, composta por 66 livros escritos por diversos autores ao longo de séculos, é vista pelos cristãos como a revelação divina de Deus à humanidade. Abaixo, vamos explorar as razões pelas quais a Bíblia é considerada a Palavra de Deus.

 

Inspiração Divina

A Bíblia afirma ser inspirada por Deus, o que significa que, embora tenha sido escrita por autores humanos, estes foram guiados pelo Espírito Santo para registrar as palavras de Deus. Isso é conhecido como inspiração plenária, indicando que toda a Escritura, em sua totalidade, é "soprada por Deus" e carrega Sua autoridade.

 "Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo."  2 Pe 1:20-21 (NVI)

 

Autoridade e Infalibilidade:

Por ser inspirada por Deus, a Bíblia é considerada autoritativa em tudo o que ensina e infalível em seus princípios. Isso significa que a Bíblia não erra em suas declarações sobre fé, moralidade e a verdade divina. As Escrituras são vistas como a última palavra em questões de doutrina e prática cristã.

"A tua palavra é verdadeira desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre."           Sl 119:160 (NVI)

 

Unidade e Consistência:

Apesar de ter sido escrita por diferentes autores em épocas distintas, a Bíblia mantém uma incrível unidade em sua mensagem central sobre Deus, a salvação e a vida moral. Esta coesão ao longo dos livros da Bíblia é um testemunho de sua origem divina.

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12 (NVI)

 

Evidências Proféticas:

A Bíblia contém inúmeras profecias, muitas das quais foram cumpridas ao longo da história, especialmente em relação a Jesus Cristo. A precisão dessas profecias cumpridas é uma forte evidência da origem divina da Bíblia.

"Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo, nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."  Isaías 53:3-5 (NVI)

 

Testemunho de Jesus Cristo:

Jesus Cristo, a figura central do cristianismo, reconheceu a autoridade do Antigo Testamento e frequentemente o citava como a Palavra de Deus. Além disso, Ele prometeu que o Espírito Santo guiaria os apóstolos em toda a verdade, o que se concretizou nos escritos do Novo Testamento.

“Se ele chamou deuses àqueles a quem veio a palavra de Deus - e a Escritura não pode falhar."  João 10:35 (NVI)

 

Conclusão:

A Bíblia pode ser considerada a Palavra de Deus porque é inspirada por Ele, autoritativa e infalível em seus ensinamentos. Ela demonstra uma unidade surpreendente, cumpre profecias com precisão e foi afirmada por Jesus Cristo como a verdade divina. Por estas razões, os cristãos confiam na Bíblia como a revelação de Deus para a humanidade, orientando-nos na fé, moralidade e na vida eterna com Deus.

topo