O PROPÓSITO DA VOLTA DE CRISTO
O propósito da vinda de Jesus é inseparável do plano eterno de Deus de glorificar Seu nome através da redenção e restauração de todas as coisas. Desde a queda da humanidade no Éden, a promessa da restauração foi declarada (Gênesis 3:15), e Jesus é o cumprimento dessa promessa. Sua primeira vinda inaugurou o Reino de Deus, trazendo salvação por meio de Sua vida, morte e ressurreição. Agora, aguardamos a Sua segunda vinda, quando o Reino será consumado em plenitude (Apocalipse 21:1-4).
Jesus voltará para glorificar o Pai e manifestar a vitória definitiva sobre o pecado, a morte e Satanás (1 Coríntios 15:24-26). Ele virá para resgatar Seu povo, os eleitos de Deus, que foram predestinados para a vida eterna (Mateus 24:31; Efésios 1:4-5), e para restaurar a criação, libertando-a da corrupção causada pelo pecado (Romanos 8:19-21). Ele também voltará para exercer juízo, estabelecendo justiça e separando os justos dos ímpios (Mateus 25:31-46; 2 Tessalonicenses 1:6-10). Este é o momento em que todos verão a glória de Sua soberania, e todo joelho se dobrará perante Ele (Filipenses 2:9-11).
O propósito da volta de Jesus também inclui a reconciliação completa entre Deus e Seu povo. Os que foram redimidos por Seu sangue finalmente desfrutarão da comunhão plena e eterna com Ele, em um novo céu e uma nova terra (Apocalipse 21:3-4). A Nova Jerusalém será o lugar onde Deus habitará com os homens, e não haverá mais lágrimas, dor ou morte. Esse propósito é um reflexo da fidelidade de Deus, que cumpre cada uma de Suas promessas (2 Pedro 3:9).
Para nós, a compreensão desse propósito não é apenas doutrina, mas uma esperança viva (1 Pedro 1:3). Sabemos que o mesmo Jesus que veio como Servo Sofredor virá como Rei Vitorioso (Apocalipse 19:11-16), e Sua volta trará a consumação de todas as coisas para a glória de Deus. Vivemos em expectativa, confiando que, em Cristo, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam e foram chamados segundo o Seu propósito eterno (Romanos 8:28).