DESDE A CRIAÇÃO ATÉ A ETERNIDADE
O Dia do Senhor é mais do que um simples mandamento cerimonial. Ele é um princípio moral e perpétuo, estabelecido desde a criação, reafirmado na Lei mosaica e cumprido em Cristo, apontando para o descanso eterno que aguardamos em Deus.
A Confissão de Fé de Westminster, no capítulo 22, seção 7 e 8, afirma:
“Por instituição divina, é uma lei universal da natureza que uma proporção de tempo seja separada para a adoração a Deus. Por isso, em sua Palavra — através de um mandamento explícito, perpétuo e moral, válido para todos os homens, em todas as eras — Deus determinou que um dia em cada sete lhe seja santificado, como dia de descanso. Desde o começo do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia era o último da semana; e, desde a ressurreição de Cristo, foi mudado para o primeiro dia da semana, que é chamado “Dia do Senhor”. A guarda desse dia como sábado cristão deve continuar até o fim do mundo, pois foi abolida a observância do último dia da semana.”
O dia do descanso é santificado ao Senhor quando os homens preparam devidamente os seus corações para esse dia e põe em ordem os seus afazeres corriqueiros, de antemão; quando não apenas obedecem a um descanso consagrado, durante o dia todo, de seus próprios trabalhos, palavras e pensamentos, concernentes a ocupações seculares e recreações, mas ocupam o tempo todo em exercício de adoração a Deus, seja em particular ou em público, e deveres de necessidade e de misericórdia. Esta visão está ancorada nas Escrituras, onde o descanso sabático não apenas reflete a ordem da criação (Gênesis 2:2-3), mas também serve como um sinal da redenção em Cristo (Êxodo 20:8-11; Hebreus 4:9-11). No Novo Testamento, o Dia do Senhor é transferido para o primeiro dia da semana, em comemoração à ressurreição de Cristo (Atos 20:7; Apocalipse 1:10).
Este estudo está fundamentado nas Escrituras e buscará explorar os seguintes assuntos:
Que este estudo não apenas aumente nosso entendimento sobre o Dia do Senhor, mas nos leve a um deleite maior em Deus, que nos convida ao descanso em Sua obra consumada.
Lembrando que para facilitar o seu estudo, indicamos uma leitura onde possa ser desenvolvido um tópico para cada dia.